quinta-feira, 12 de agosto de 2021

FOLCLORE - Agosto mês do Folclore


Conjunto de tradições e manifestações populares, constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.

No Brasil, o dia do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto.

 

A palavra tem origem no inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular.

O dia 22 de agosto se refere à primeira vez em que a palavra folclore foi utilizada para fazer referência aos costumes de um povo, aconteceu em 1846, quando o folclorista britânico William John Thoms (1803-1885) uniu as palavras, Folk que significa “povo”, e lore, que significa “conhecimento.

A palavra proposta não foi adotada logo de imediato, só se popularizou quando surgiu a Sociedade de Folclore em Londres, no final do século XIX.

A data foi instituída no Brasil em 1965 através do Decreto nº 56.747.

O folclore é o conjunto de expressões e manifestações culturais que simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. A tradição folclórica é transmitida através das gerações.

O folclore é o produto da cultura de um país e cada país tem elementos únicos de folclore.

O folclore brasileiro, portanto, é a cultura de nosso povo e não há mais nacional que ele, pois é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul.

Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.

Em sentido figurado, a palavra “folclore” é usada com o significado pejorativo de “mentira ou invenção”, designando algo fantasioso. Por exemplo, nossas lendas estão repletas de criaturas misteriosas e sobrenaturais.

No Brasil, os principais folcloristas e estudiosos sobre o tema são, Renato Almeida (1895-1981), Mario de Andrade (1893-1945) e Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).

Foram esses folcloristas que, no século XX, ampliaram o conceito de folclore e de cultura popular no Brasil. Eles deram ênfase as áreas da etnografia, etnologia e antropologia cultural, em detrimento da visão europeia.

Em 1947 foi criada a Comissão Brasileira de Folclore e, foi realizado o 1º Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, onde foi aprovado um documento chamado de Carta do Folclore Brasileiro.

Nesta carta, assinalava o conceito de Fato Folclórico.

“Constitui o fato folclórico a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular e pela imitação, e que não seja diretamente influenciada pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam, ou à renovação e conservação do patrimônio cientifico humano, ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica”.

 

Em 1995, no VIII Congresso Brasileiro do Folclore, realizado em  Salvador, estudiosos reformularam o conceito de folclore.



“O folclore é o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individuais ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade”.

 

O folclore une, principalmente:

*Costumes e valores locais,

*Tradição oral e histórias contadas-lendas,

*Crenças e superstições.

As superstições existem desde que o mundo é mundo, e as crendices resistem até hoje, mesmo sem comprovação de que realmente funcionem.

Para o folclore, crendice é toda aquela crença em coisas que a lógica não explica.

Já a superstição é

 Essa  mesma crença envolvendo o medo de consequências.



Por exemplo:

Virar a vassoura atrás da porta para a visita ir embora é uma crendice.

Já acreditar que o gato preto dá azar, é superstição, já que envolve o medo de ter má sorte.

A UNESCO é uma organização internacional que tenta salvaguardar o patrimônio cultural e sensibilizar o povo para a importância da herança folclórica e necessidade de preservação da cultura popular.

 



Pesquisa de:

 Sandra Ferreira / 1 chinoca do CTG Sentinelas do Pago.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...