quinta-feira, 24 de junho de 2021

Tema dos Festejos Farroupilha 2021 - Caminhos de Anita.


Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, ficou conhecida como Anita Garibaldi, importante revolucionária. Participou da Guerra dos Farrapos e da Batalha dos Curitibanos no Brasil e também da Batalha de Gianicolo, na Itália. Por lutar nestes dois países foi nomeada de “Heroína de Dois Mundos”.


Anita quebrou os padrões de sua época ao se envolver na luta revolucionaria.

A catarinense foi uma heroína em tudo, na paixão, na família e na guerra.


Nasceu dia 30 de agosto de 1821 em Morrinhos do Mirim, município de Laguna, Santa Catarina. Era filha de Bento Ribeiro da Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes. A família tinha origem humilde e valorizava a cultura e a educação. Quando seu pai faleceu, Anita casou-se aos 14 anos com o sapateiro local. Era  uma jovem de caráter independente e resoluto, que defendia e gostava de participar das questões que promoviam liberdade e justiça no país.

Sua história encontra-se com a de Giuseppe Garibaldi no ano de 1839, quando o general italiano chega ao Rio de Janeiro em busca de exilio após ser condenado á morte em seu país. Nessa época iniciava no Brasil a Guerra dos Farrapos no Rio Grande do Sul, movimento comandado por Bento Gonçalves e ligado aos latifundiários escravistas e separatistad que lutavam pelo fim do Império brasileiro.



Quando Garibaldi soube desta revolução logo se envolveu no apoio em defesa da causa. Com homens, armas e um veleiro á sua disposição, Garibaldi seguiu para a cidade de Laguna e lá conheceu Anita, que já estava envolvida na revolução. Apaixonaram-se a primeira vista e a partir desse momento seguiram sempre unidos em qualquer situação. No dia 20 de outubro de 1839 Anita subiu a bordo do navio de Garibaldi para uma expedição até Cananéia, abandonando definitivamente sua vida para trás.

Em batalha, era uma mulher valente e não media esforços; chegou a carregar e disparar canhões na batalha de Laguna e lutou bravamente durante o combate em Imbituba, Santa Catarina.

Apesar de ser destemida, Anita foi capturada pelas tropas do Império durante a Batalha dos Curitibanos, mas conseguiu executar uma fuga espetacular nadando pelo rio Canoas e indo ao encontro de Garibaldi em Vacaria. Ela realizou essa façanha já grávida de seu primeiro filho.

Em 16 de setembro de 1840, nasce na atual cidade de Mostardas, Rio Grande do Sul, o primeiro filho do casal, recebe o nome de Menotti Garibaldi. Doze dias depois, o exercito imperial, cercou a casa para prender o casal, Anita fugiu a cavalo com o recém-nascido nos braços, ficou escondida por quatro dias, até que Garibaldi a encontrou.

Em 1841 Bento Gonçalves dispensa Garibaldi, que segue com Anita para Montevidéu, engajando-se na frente de defesa contra o ex-presidente do Uruguai, Oribe.

No Uruguai nasceram os outros três filhos do casal, Rosa em 1843, Teresa em 1845, e, Ricciotti Garibaldi em 1847. Rosa faleceu com dois anos de idade.

Em 26 de março de 1842 Anita casa-se com Garibaldi na paróquia de San Bernardino. O casal viaja para a Itália e lá continuam envolvidos em lutas para a unificação do país, que na época estava dividindo em reinos e repúblicas, além dos territórios pertencentes ao Papa.

Em 1847, Anita foi para a Itália com os três filhos e encontrou-se com a mãe de Garibaldi, e foram para atual Nice, na França, onde ficaram morando, Garibaldi uniu-se a elas por um tempo, depois deixaram os filhos com a mãe dele na França e voltaram á Itália.

Anita e o marido tinham que enfrentar a guerra e lutar para salvar o território italiano, mesmo gravida do 5º filho, ela enfrentou tudo até o fim. Sem sucesso na empreitada, são obrigados a fugir de Roma após a derrota na Batalha do Gianicolo. Assim seguem viagem para a Suíça, disfarçados de soldados. Ao passarem pela cidade de San Marino, a embaixada norte-americana ofereceu um salvo conduto para tirar o casal da situação de risco, mas Anita e Giuseppe não aceitaram por acreditarem que uma atitude de “rendição” poderia impactar negativamente o processo de unificação.



Continuaram em fuga e Anita adoeceu durante a viagem, na região próxima a província de Ravenna. Estava gestante de cinco meses e não resistiu a uma forte crise de Febre tifoide, e acabou falecendo nos braços do esposo, junto com a criança, no dia 4 de agosto de 1849 em Madriole, Itália, com apenas28 anos, para desespero de Garibaldi. Seu corpo foi sepultado no cemitério da Igreja de San Alberto, em Madriole.

Com o momento de perseguição que enfrentava, Garibaldi precisava continuar em fuga e não conseguiu acompanhar o sepultamento da esposa. O revolucionário italiano seguiu viagem, permanecendo exilado dez anos fora da Itália.

Os restos mortais de Anita foram exumados por sete vezes, por vontade do marido, seu corpo foi transferido a Nice.



Posteriormente, ela entrou para os livros de História como a “HEROÍNA DE DOIS MUNDOS”. Em 1932 o governo italiano reconheceu sua importância e enterrou seus restos mortais em Roma e um monumento foi erguido em homenagem a Anita Garibaldi na colina de Gianicolo em Roma.

A casa onde Anita Garibaldi residiu em Laguna, Santa Catarina, foi transformada em museu aberto reunindo o acervo histórico das batalhas e objetos que pertenceram á heroína.

 


“O que sabemos sobre Anita veio principalmente das memórias do Garibaldi, que demostrava uma grande admiração por ela. De certa forma, a fama de Anita é decorrente da vida longa de Garibaldi, que ainda em vida foi reconhecido como herói e fez questão de dividir esse lugar com a memória da mulher.”

 


Pesquisa de:

 Sandra Ferreira - 1 chinoca do CTG Sentinelas do Pago.

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...