quinta-feira, 3 de junho de 2021

Junho mês dos Santos


Junho é considerado o mês dos santos, isso porque a Igreja Católica comemora o dia dos três santos, que são: Santo Antônio, São João e São Pedro. Eles fazem parte das tradicionais festas juninas, tipicamente comemoradas no Nordeste, atraem milhares de turistas de diversos locais do país, para vivenciar os costumes, saberes e viveres de uma cultura, bem como a sua gastronomia.

 

Para a Igreja Católica as festividades do mês são importantes para relembrar a vida religiosa desses santos e não pelas lendas e crendices que giram em torno deles nas comemorações. A começar pelo Dia de Santo Antônio, 11 de junho, conhecido como o santo casamenteiro. De acordo com a Igreja Católica a fama de casamenteiro foi atribuída devida a grandiosidade na pregação de Santo Antônio, que se dá na sua radical solidariedade pela defesa e cuidado que ele tinha com os pobres e injustiçados.

 

Conta a lenda que o “santo casamenteiro” surgiu exatamente em um ato de solidariedade do Santo Antônio, quando encontrou uma jovem que queria casar, mas era pobre e não tinha dotes a oferecer. Então, Santo Antônio lhe deu certa quantia e ela conseguiu um pretendente. O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de junho, sendo ele como o “santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como festas juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos.

 

Em vez de junina, muitos chamam os festejos de São João, pois dia 24 é o auge das festividades, exatamente quando se comemora o aniversário de São João Batista, o santo festeiro. Entre os costumes católicos, a festa junina é marcada pelo levantamento do mastro de São João. Foi São João quem criou o batismo e que batizou o primo Jesus.No dia 29 de junho é comemorado o Dia de São Pedro.

 

Nas tradições do catolicismo popular, principalmente o brasileiro, o Dia de São Pedro é comemorado com fogueira, fogos de artifício, comidas típicas, quadrilha e os demais componentes das festas juninas. A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as chamadas “festas juninas”. Normalmente, nestas celebrações são feitas muitas quermesses, arraiás e grandes fogueiras, assim como acontece no Dia de São João.

 

Para as próximas edições você conhecerá a história de cada Santo e também as comidas Típicas.

 

 

Fabiana Thomaz / Anita de Alvorada 2021

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...