quinta-feira, 3 de junho de 2021

SÃO LUIZ GONZAGA, RS. MISSÕES.

 Capital Estadual da Música Missioneira”.

São Luís das Missões, uma das primeiras reduções que formaram os Sete Povos das Missões. Foi fundada em 1687 pelo padre Miguel Fernandes, que era natural de Assunção do Paraguai, nascido a 1° de julho de 1659, ingressou na Campanhia de Jesus, tornou-se noviço em 12 de junho de 1677, foi designado para as Missões do Uruguai em 1684, em decorrência da ação dos jesuítas, destinada à catequese dos índios guaranis, habitantes daquela área.

São Luís das Missões, mais tarde São Luiz Gonzaga, para homenagear o Santo que se tornou símbolo da pureza e foi considerado “Patrono da Juventude”, Santo São Luiz Gonzaga. Seu corpo repousa na igreja de Santo Inácio em Roma.

As missões jesuíticas se desenvolveram a noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, das trinta reduções existentes, sete se fixaram à margem esquerda do Rio Uruguai, dando origem aos Sete Povos das Missões que sobreviveram até 1756. Quando guaranis e jesuítas foram expulsos por tropas portuguesas e espanholas por força da nova divisão do território entre as duas nações estabelecidas pelo Tratado de Madri de 1750.

Com a expulsão e morte da população indígena local, apesar da heroica resistência liderada pelo chefe guarani Sepé Tiaraju, a região passou por uma fase de abandono e estagnação, até o século 19, quando iniciou o desenvolvimento da atividade agrícola e pecuária, alcançando um momento de progresso que culminou a emancipação política em 1880.

Em 1976, São Luiz Gonzaga passou a ser 5º distrito de Santo Ângelo, em 03 de junho de 1880, pela lei nª 1238, foi elevado a categoria de vila. No ano de 1902, pelo decreto nº 477, obteve a denominação de cidade.

Em 1880, São Luiz já contava com algumas edificações necessárias para que a viola prosperasse. No início do século XX, o então Senador José Gomes Pinheiro Machado, procurou trazer o progresso para São Luiz, como a construção da estrada de ferro, ponte sobre o Rio Piratini, criação da escola agrícola e outras iniciativas. Em 1905 chegou na cidade o Exército Brasileiro, o 4ª Regimento de Cavalaria.

O Município, por estar situado na região das Missões, é valorizado pelo turismo, que oferece muitos pontos de interesse para os visitantes a partir da história local.

A agricultura e a pecuária ocupam uma posição importante na economia da região, destacam-se entre os produtos agrícolas, o trigo, a soja, a laranja, a bergamota e a uva.

A extração da madeira ocupa a primeira posição na silvicultura, na pecuária, o rebanho bovino é predominante, juntamente com a suinocultura. A principal indústria é a de transformação, seguida da construção civil, que vem se desenvolvendo progressivamente. O comércio tem fortes tradições locais, e o setor de serviços vem se adequando ás necessidades da população.

 

O município é bem suprido por escolas do ensino fundamental e médio, já possuindo dois estabelecimentos de ensino superior. Terra de histórias e tradições, desenvolveu uma mentalidade voltada para o estudo e a pesquisa histórica, bem como a pesquisa arqueológica nos inúmeros sítios missioneiros.

O instituto Histórico e Geográfico do município, tornou-se uma instituição respeitada e atuante na cultura da região. 

São Luiz Gonzaga, tem 141 anos de emancipação político-administrativa,(03/06/1880) e 334 anos de fundação, (1687).

 

Dentre os vários pontos turísticos, podemos destacar:


Igreja Matriz Católica, em estilo gótico, seu interior abriga várias esculturas religiosas, em excelente estado, do período das reduções (1687-1756), feita pelos índios guaranis.


Ruinas de São Lourenço Mártir, remanescentes da antiga redução jesuítica fundada em 1690.


Gruta Nossa Senhora de Lourdes, construída fruta de promessas feita pelas senhoras da comunidade, com o Monsenhor Stanislau Wolski, referente ao não confronto entre forças governamentais e as tropas rebeldes lideradas por Luiz Carlos Prestes.


Monumento ao Payador Jayme Caetano Braun, que representa o poeta e pajador que mais soube entender a alma do homem simples do sul, o gaúcho.


Estátua de Sepé Tiaraju São-luisense e Missioneiro, homenagem ao símbolo maior da resistência guarani diante ao desumano tratado de Madrid. Em novembro de 2005 foi declarado como: “Herói Guarani Missioneiro Rio-grandense”.  


O Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga, possui um importante acervo, produtos de pesquisa e estudos.


O Museu Municipal Senador Pinheiro Machado, preserva a memória da rica história local  e de seu povo.  


Em 2012, São Luiz foi aprovado um projeto que declara o município de São Luiz Gonzaga é a “Capital da Música Missioneira”. Terra de artistas consagrados, a cidade conta com 370 músicos cadastrados numa associação e mais de 1000 integrantes musicais.

“A nossa luta não foi em vão, juntamente com Jayme Caetano Braun, Noel Guarani e Cenair Maicá, criamos essa música, hoje reconhecida de fato e de direito, oficialmente, e cantada de igual pra igual pelo povo.” (Pedro Ortaça).

 

“Não é à toa chomisco que sou de São Luiz Gonzaga”.

  Jayme Caetano Braun.






Pesquisa de:

 Sandra  Ferreira/   1 chinoca do CTG Sentinelas do Pago.














 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...