quinta-feira, 3 de junho de 2021

LENDA DO LOBISOMEM.

 


O Lobisomem, também chamado de Licantropo (lobo e homem), é um personagem do folclore e sua história é conhecida mundialmente. 

A origem da lenda do Lobisomem é europeia, mas está muito presente no folclore brasileiro, mas dependendo da região, a lenda pode sofrer alterações.

 

Primeira versão:

Reza a lenda que, um homem foi mordido por um lobo e ficou enfeitiçado. Assim, nas noites de lua cheia ele se transformava adquirindo garras de lobo e um corpo coberto de pelos, e saia uivando em busca de seu alimento, sangue. Acredita-se que o Lobisomem somente se transformava numa encruzilhada nas noites de sexta-feira e, tinha que retornar a encruzilhada para se transformar em homem novamente. Acredita-se que por castigo divino ele está condenado á essa transformação até o final de sua vida.

Até os dias de hoje, essa criatura feroz e imbatível, gera muito medo nos moradores, principalmente nas áreas rurais e distante da cidade.

Segunda versão:

Reza a lenda que, o Lobisomem pega bebes não batizados e, por isso, muitas famílias batizam suas crianças rapidamente. Por esta perspectiva, se a criança não for batizada, está propensa a virar um Lobisomem. 

Terceira versão:

Em outras regiões, acredita-se que o oitavo filho, com aparência pálida, orelhas grandes e nariz avantajado, provavelmente se tornará Lobisomem.

Quarta versão:

Há crença em que o Lobisomem corresponde ao sétimo filho de um casal cujo anteriores sejam todas mulheres. Quando isso acontece, acredita-se que o menino se tornará um Lobisomem a partir da puberdade.

Isso quer disser que o aniversário de 13 anos marcará o primeiro momento de transformação, o que acontecerá até o final de sua vida, em todas as noites de lua cheia. Ao amanhecer, a criatura retorna ás suas características de homem.

E de acordo com todas as versões, para combater um Lobisomem, o individuo deve atingi-lo com objetos e balas feitos de prata ou o fogo.

 


Pesquisa de:

 Sandra Ferreira / 1 chinoca do CTG Sentinelas do Pago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...