quinta-feira, 10 de junho de 2021

Origem das Festas Juninas.


Historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas as festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de “solstício de verão”. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita.  No hemisfério norte o solstício de verão, acontece exatamente no mês de junho.

As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal região do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.

O começo da festa junina no Brasil remonta ao século XVI, as festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições. Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como “festa joanina”, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referencial no qual ocorre, junho.


A cristianização da festa está diretamente relacionada as comemorações de importantes figuras do catolicismo, entre as quais se destacam:

Santo Antônio (13 de junho), nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195. Ele é o santo junino mais comentado entre a população, já que é conhecido como o “santo casamenteiro”, também é conhecido por nos ajudar a encontrar objetos perdidos, e também por ser protetor dos soldados e dos comerciantes varejistas. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231.

São João (24 de junho), nasceu em 24de junho, com o nome de João Batista, ele foi primo de Jesus Cristo e faleceu em 29 de agosto do ano de 31 depois de Cristo, na Palestina. Antes mesmo de Jesus, ele já pregava às margens do Rio Jordão. Foi ele quem apontou Jesus como o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo (Jo 1,29)

São Pedro (29 de junho), conhecido como o “santo do tempo”, um homem humilde apóstolo de Cristo e fundador e primeiro Papa da Igreja Católica. Considerado protetor dos pescadores e das viúvas. Depois de sua morte foi nomeado chaveiro do céu, e também foi atribuída a responsabilidade de fazer chover. Seu dia é celebrado em 29 de junho.

Por fim, muitos elementos típicos das comemorações pagãs ganharam novo significado.

Inicialmente, a festa possuía um forte tom religioso, conotação essa que se perdeu em parte, uma vez que é vista por muitos, mais como uma festividade popular do que religiosa. Além disso, a evolução da festa junina no Brasil fez com que ela se associasse a símbolos típicos das zonas rurais.


Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também inúmeras comidas a base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pipoca, pinhão, pé de moleque, maça do amor, cucas, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.

Nos arraiais juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, que traduzem a crendice da população de cada região, cada um desses símbolos tem um significado para a festa.


A quadrilha surgiu nos salões da corte francesa, recebendo o nome de “quadrille”, mas é de origem inglesa, uma dança de camponeses chamada “campesine”.

Casamento caipira, faz uma sátira aos casamentos tradicionais, a apresentação do casamento na roça é muito engraçada.


A fogueira, era uma homenagem aos deuses pagãos e simbolizava a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. E agradecer pelas fartas colheitas. Cada santo tem uma fogueira, sendo, a quadrada se Santo Antônio, a redonda é de São João e a triangular é de São Pedro. A festa em volta da fogueira também serve para aquecer e unir as pessoas ao seu redor.


Os balões juninos, indicam o início da festa, foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento. Os balões hoje em dia não são mais usados.


Os fogos, se originaram na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas. São elementos de proteção, pois espantam os maus espíritos.


O pau de sebo, é uma brincadeira com objetivo de se ganhar uma quantia em dinheiro, que está fixada em seu topo, as pessoas tem que subir no mastro, lambuzado de gordura.

As simpatias, proporcionam aos convidados mais sorte no amor, um dos santos juninos é conhecido como santo casamenteiro.


As comidas típicas, também são símbolos juninos, derivados do amendoim e do milho, com deliciosos quitutes como: curau, canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido, pé de moleque, paçoquinha, pipoca, quentão, maça do amor e outros tantos.

 

Músicas juninas:  Pedro, Antônio e João.

 

Com a filha de João, Antônio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva, na hora de ir pro altar.

A fogueira está queimando, o balão está subindo, Antônio estava chorando e Pedro estava fugindo. E no fim dessa história, ao apagar-se a fogueira, João consolava Antônio, que caiu na bebedeira.

                       



Pesquisa de :

Sandra Ferreira / 1 chinoca do CTG Sentinelas do Pago.

















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...