quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Santuário de Caaró

 


Caaró  foi uma redução missioneira, fundada na primeira face da evangelização dos índios, em 1628. A região era habitada por grupos Guaranis,  Gês e Charruas, e a chegada dos padres jesuítas, a partir do ano de 1626.

O padre Roque Gonzáles e outros que o seguiram, começaram a fundar os povoados jesuíticos-guaranis, fundaram quatro povoados,  o quinto povoado criado , foi em homenagem a “Todos os Santos de Caaró”.

Quinze dias depois, foram mortos, os padres, Roque Gonzáles e Afonso Rodrigues, pelos índios, uma ordem do cacique NHEÇU, principal feiticeiro da região.

Os padres foram esquartejados, e colocados dentro de uma rústica igreja, onde foi ateado fogo. No dia seguinte voltaram ao local, onde estavam os corpos, e tiveram uma grande surpresa  ao verem em meio as cinzas e brasas , um coração intacto.  Do qual saiu uma voz:

“MATASTES A QUEM VÓS AMAVA E QUERIA BEM; PORÉM SOMENTE O MEU CORPO, POIS MINHA ALMA ESTA NO CÉU.”

Atravessaram uma flecha no coração do padre Roque, e atearam fogo novamente na capela.

O padre João de Castilhos, também foi morto pelos índios, dois dias depois, arrastado por kilometros em meio a mata, na redução de Assunção de Ijui  ,hoje , município de Roque Gonzales.

Quando os restos mortais dos três padres, foram translatados  para Assuncion, que hoje pertence a Argentina, verificaram que o coração , mantinha-se intacto;  e a partir de então, começou-se o processo de beatificação dos três Mártires das Missões, isso, foi declarado em 1934, pelo Papa PIO XI.

Finalmente em 16 de maio 1988, o Papa JOÃO PAULO II, CANONIZOU-OS, declarando-os Santos ,  oficialmente.

SANTOS, são reconhecidos como do local onde são mortos. Os três Santos, morreram no Rio Grande do Sul, na região das missões.

Hoje , no local, temos o SANTUÁRIO DE CAARÓ,que desde as primeiras décadas do século XX,  acontece a procissão ao santuário. Todo terceiro domingo do mês de Novembro, é realizado a Romaria dos Santos Martíres , com missa na capela, enfrente ao monumento do coração de Roque Gonzáles.  No local existe uma fonte, onde os Santos abençoavam e faziam os batizados,  suas águas são reconhecidas como milagrosas.

O coração do PADRE ROQUE GONZÁLES, é preservado até hoje, no colégio dos Jesuítas, em Assunção no Paraguai.

O Santuário de Caaró , fica no município gaúcho de CAIBATÉ , a alguns kilometros das ruínas de São Miguel.

“SÃO SANTOS QUE ATRAVÉS DE MILAGRES, E  DE UMA VIDA RELATADA DE FATOS HISTÓRICOS, RECEBERAM DO PAPA , TÍTULO DE SANTO CATÓLICO, DAQUI , GAÚCHOS DAS MISSÕES DE CAIBATÉ; O CORAÇÃO DAS MISSÕES.”




Pesquisa  feita por:     

Sandra de Matos Ferreira /  1º Chinoca  CTG Sentinelas do Pago / de Alvorada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...