quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Ambrosia / Culinária


1- DOCE   DE   AMBROSIA.

1 Litro de Leite

300gr de açucar

6 ovos

Cravos  ( opcional)


MODO DE FAZER:

Ferver o leite com açucar e os cravos , até ponto de doce de leite .

Bata os ovos, e largue por cima do doce de leite,  ferver em fogo baixo , quando começar a ferver , mexer pelos lados.

2- AMBROSIA EM CALDA.

1 Litro de leite

300gr de açucar

2 Claras

6 Gemas

Cravos (opcional)

MODO DE FAZER:

CALDA: Ferva o açucar com um pouco de água e o cravo, até ficar uma calda (Reserve) 

Bata as 2 claras com as 6 gemas, misture no leite, vire por cima da calda.

Deixe ferver e fogo baixo, mexendo sepre pelos lados.

ORIGEM

A ambrosia, ambrôsia ou ambrósia (em grego: ἀμβροσία), também chamado de Manjar dos Deuses do Olimpo, era um doce com divino sabor, teria poder de cura, e se um mortal comum o comesse morreria (Pela mitologia grega original) Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal. Conforme a mitologia grega, esse manjar era tão poderoso ao ponto de ressuscitar qualquer um, bastava apenas que alguém pusesse em sua boca.

 

A história do doce possui diversas variações. Segundo alguns mitos, se semideuses consumissem em excesso explodiriam em chamas. Segundo a Mitologia grega era o alimento dos deuses olímpicos enquanto o néctar seria sua bebida, ambos tem fragrância e poderiam ser usados como perfume.

É também o nome de um doce originário da Península Ibérica, popular também no interior do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. É um dos doces mais típicos do Rio Grande do Sul. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos, ou doce de leite de bolinhas, devido à forma que este possui quando pronto para consumo.

 

Receita de : Sandra  de Matos Ferreira

1º Chinoca Ctg Sentinelas do Pago

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

56 anos do Município de Alvorada

Minha Alvorada cidade e sorriso És  um paraíso pra quem mora aqui Só quem não conhece a minha terra amada Tem a língua afiada pra fala...